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sexta-feira, 24 de maio de 2013

A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAR JEQUIÉ


“O ato educativo exige ação planejada. O ponto de partida será sempre o sujeito, com suas características e necessidades e o ponto de chegada um ser autônomo, responsável e aberto para continuar a aprender.”

Rousseau


EDUCANDO E TRANSFORMANDO JEQUIÉ

A Secretaria Municipal de Educação de Jequié em sua nova gestão (2013/2016) acredita em uma proposta pedagógica transformadora e singular, que objetiva promover a significativa evolução na qualidade do ensino oferecido aos estudantes que frequentam a Rede Municipal de Ensino.

Cientes da seriedade das reflexões a cerca da melhoria na qualidade na Educação Pública, os profissionais que integram a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Jequié, planejam ações que precisam ser decididas e construídas coletivamente, pois sendo a educação de qualidade uma responsabilidade social, é preciso assegurar a participação da comunidade escolar e civil na discussão e melhoria das práticas pedagógicas que serão efetivadas em nossas escolas.

Como ponto de partida das ações em busca da Transformação na Educação Municipal, projeta-se a elaboração de um documento que regulamente a Proposta Pedagógica e as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Educação de Jequié. No referido documento, será possível demarcar as especificidades da Educação local e as matrizes filosóficas que embasarão o trabalho pedagógico, sempre em consonância com as diretrizes e parâmetros curriculares apresentados pelo MEC para a Educação Básica brasileira.

Acredita-se que a partir da elaboração da Proposta Pedagógica e das Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Educação de Jequié, acontecerão avanços relevantes na Educação Municipal, pois fomentará as frequentes discussões e reflexões acerca do currículo e suas dimensões. Currículo, que segundo Sacristán (1998, p. 55), “agrupa diversas fases da cultura, do desenvolvimento pessoal e social, das necessidades vitais dos indivíduos para seu desempenho em sociedade, aptidões e habilidades consideradas fundamentais”.

            Como segunda etapa da proposta de Transformação da Educação Municipal, projeta-se a etapa de avaliação, que se caracteriza como inerente e indispensável, durante todo e qualquer processo educativo que se fundamente num trabalho de ação – reflexão – ação, e compreenda que educar é também possibilitar na prática educacional, uma conscientização e preocupação com a transformação social e não com a manutenção do status quo.

A Secretaria Municipal de Educação de Jequié concebe que um processo avaliativo que vise à emancipação do sujeito deve possuir múltiplos objetivos, não sendo eles aplicados apenas à verificação do rendimento da aprendizagem dos discentes, mas principalmente do processo educativo desenvolvido nas instituições de ensino municipais, do professor, família e todo sistema social que o educando está inserido.

Partindo desse principio, e de que o olhar do “avaliador” precisa ir além da concepção de observação e constatação se houve o resultado esperado, é que se baseando nos dados adquiridos no processo avaliativo da rede municipal, serão estabelecidos diálogos e debates, a fim de estabelecer encaminhamentos, propor ações diferenciadas e melhores soluções em busca da garantia de efetivação das políticas públicas para a educação de qualidade.

Na busca da melhoria na educação, faz-se necessário reiterar que a escola, apesar de dividir a tarefa de educar com outros núcleos sociais, como a família, os meios de comunicação e as comunidades que o sujeito faz parte, ainda é considerada o principal foco de organização, sistematização e transmissão de conhecimento, e o educando e educador, os principais agentes nesse processo. A escola não tem razão de ser em si mesma. Ela é fruto da sociedade que está inserida, assim como a sociedade é uma consequência dela.

Compreendendo a intrínseca relação entre escola e sociedade e que ela é alvo de continua transformação, que influencia o desenvolvimento dos modelos educacionais e consequentemente da escola, a SME de Jequié, também propõe como ação a formação continuada dos profissionais que compõe o quadro funcional das instituições de ensino.

Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Educadores, funcionários participarão de momentos de estudo e reflexão da sua prática, pois compreende-se que estabelecendo uma linguagem comum, através dos “novos” conhecimentos e da reflexão da prática em serviço os resultados na melhoria do processo educativo serão mais significativos.

Partindo desse principio, ensinar e aprender são funções tanto do aluno quanto do educador e de todos os envolvidos no espaço escolar, e quanto mais prazerosa for à troca realizada, mais eficiente será o desenvolvimento do processo cognitivo. Entretanto, sabe-se que o papel do educador é de fundamental importância no desenvolvimento do educando. É ele quem estimula o progresso do aluno, analisando as dificuldades, buscando aproximar-se e confrontar o currículo com a realidade social. 

Nesta perspectiva, a formação do profissional docente, precisa desenvolver um processo de ação/reflexão, questionamentos e experimentação no qual o educador compreenderá que se ensina aprendendo e intervindo para facilitar a compreensão e reconstrução do conhecimento adquirido pelo aluno e por ele mesmo. Enfim, esse processo de reflexão/ ação/ reflexão, contribui para a melhora na qualidade de ensino e a transformação da prática e das condições sociais que a limitam. 

A Secretaria Municipal de Educação de Jequié deseja propiciar a melhoria na Educação Pública Municipal, que será obtida através da organização e regulamentação da Proposta Pedagógica e Diretrizes Curriculares Municipais, processos contínuos de avaliação, formação continuada em serviço e culminará em investimentos na formação de base do indivíduo, pois acredita-se que este é o caminho para o desenvolvimento de seres humanos justos, reflexivos e que atuarão de forma ativa na sociedade.



 Referência:



SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.


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